"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim". João 14:6

10 de set. de 2010

"Não vos Maravilheis se o mundo vos aborrece".

 1ª João 3:13

João fala que o amor de Deus é tão grande que nos permitiu sermos chamados de filhos de Deus, e diz: Por isso o mundo nos não conhece; porque o não conhece a ele.1º João 3

Mas que mundo é esse que João está se referindo?
Na biblia há 2 significados para mundo:


    1. κοσμος kosmos significa: ordem, forma, governo.

     Uma organização ou constituição apta e harmoniosa, ordem, governo
       ornamento, decoração, adorno, i.e., o arranjo das estrelas, ’as hostes celestiais’ como o ornamento dos céus. 1Pe 3.3





  1. 2. οικουμενη oikoumene
    1) a terra habitada
    1a) porção da terra habitada pelos gregos, em distinção às terras dos bárbaros
    1b) império romano, todos os súditos do império
    1c) totalidade da terra habitada, mundo
    1d) habitantes da terra, humanidade
    3) universo, mundo
    (Que aparecem nos textos de  Lucas 4.5,6 e em Mateus 24.14)

Neste caso João fala sobre mundo oikoumene pois no verso 1 ele diz:
"Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele".

Vede significa conhecer ou perceber, então logo ele diz: Percebam a grande dimensão do amor de Deus  que nos tornou filhos d'Ele , Deus permitiu que fôssemos seus filhos, mas o mundo oikoumene não conheceu esse amor , porque não conhece ele, o mundo não conhece o Pai  portanto não nos conhece, porque fomos gerados do amor, somos da geração de Jesus Cristo, a terra habitada conheceu a morte o pecado, o odio, e endureceu o coração para a verdade o evangelho de Jesus Cristo.
No verso 2 João diz que agora somos filhos de Deus e que ainda não é manifesto o que havemos de Ser, e o que havemos de ser? senão iguais a Jesus Cristo, porque conhecemos o amor de Deus.
Antes de prosseguimos vamos recapitular o capítulo 2
Esse capítulo fala sobre o mandamento de Jesus Cristo, que aquele que segue o seu mandamento e guarda a sua Palavra o amor de Deus está verdadeiramente aperfeiçoado nele, e aquele que diz que conhece  e não pratica nele está a mentira, e diz também, aquele que aborrece a seu irmão nele está a mentira, já no 1º versículo João escreve , se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar dos pecados e nos purificar de toda a injustiça.Pois bem já que conhecemos a Ele e praticamos sua justiça é sinal de que o amor de Deus se aperfeiçoou em nós portanto conhecemos que Ele é justo e aquele que pratica a justiça é nascido dele.

O mundo não conhece o amor de Deus por que o mundo está no pecado  (Ver 1ª João 3:6) e quem é justo permanece em Jesus porque n'Ele não há injustiça e quem é nascido de Deus não comete pecado, porque a sua semente permanece nele, e por isso não pode pecar porque é nascido dele (ver 1º João 3:9)
Lembrando que a sua semente é está: o amor de Deus está verdadeiramente aperfeiçoado nele.

Se continuarmos lendo todo o capítulo 2 e 3 vemos que a justiça de Deus é o amor  e quem não conhece esse amor que é Jesus Cristo é mentiroso e nele está a morte e também que quem não ama a seu irmão este também está na morte.

E Jesus Cristo ainda diz que quem aborrece seu irmão este é homicida.

Portanto não vos maravilheis se a terra habitada vos aborrece porque eles não conhecem a Deus e também não nos conhece, a suma é, "E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós: pelo Espírito que nos foi dado”. 1ª João 3:24

ELE DIZ A NÓS: "E VÓS TENDES A UNÇÃO DO SANTO, E SABEIS TUDO".


Deus não quer que nos aborrecemos com a terra habitada, o mundo, porque esse mundo não conhece a ele, ou seja, não conheceu o amor. Jesus quer que amemos uns aos outros não da boca para fora como faziam os escribas e fariseus e como fazem até hoje, o Nosso Senhor diz: para que aborrecermos com esse mundo?, alegrai-vos pois passastes da morte para a vida; é claro que para passar da morte para a vida temos que amar nossos irmão, esse é o mandamento.

Amados de Cristo, o caminho do discípulo é a vida Eterna é viver como Jesus Cristo, sem magoa, sem ressentimentos, sem ódio, sem inveja, a caminhada com cristo é o AMOR, é ser como Jesus Cristo diz, caridosos uns para com os outros. Quando conhecemos esse amor de Deus que não tem limitações nem obstáculos, conhecemos o caminhar com Cristo, conhecemos o propósito da Vida que se resume a Cristo, conhecemos as nossas limitações, sabemos quem somos e quem podemos ser, e é claro só podemos ser aquilo que Jesus quer que sejamos senão não há propósito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário